A maneira como a água surgiu no solo da Terra ainda é incerta. Agora, cientistas acreditam que um asteroide de Marte pode ajudar a entender como o elemento passou a existir na superfície de alguns planetas.

Um artigo publicado no Science Advances diz que a hipótese pode ser estudada a partir de análises de dois asteroides vindos de Marte. A dupla NWA 7034 e NWA 7533 foi encontrada no Deserto do Saara há vários anos e um exame recente feito por especialistas da Universidade de Tóquio indica que eles têm misturas de vários tipos de rochas.

publicidade

Até agora, havia duas teorias para o aparecimento de água na superfície de planetas. Uma diz que ela se formou naturalmente a partir de muitas reações químicas e a outra diz que ela surgiu de colisões com cometas.

Análises do NWA 7533 concluíram que a origem do elemento nos planetas tem mais chance de ser química do que interplanetária.

publicidade

A água cobre cerca de três quartos da Terra e pode ser encontrada em outros planetas do Sistema Solar. Acredita-se que há mais de 3,7 bilhões de anos, o planeta vermelho era o lar de vastos oceanos e, possivelmente, de vida primitiva.

Saber como a água surgiu na superfície dos planetas pode ajudar os astrônomos a entenderem a existência do elemento em exoplanetas distantes. Além disso, a descoberta pode abrir caminho para compreender sobre o curso da água em Marte, assim como o dos enormes oceanos da Terra.