Apresentado em outubro, o Mate 40 Pro, da Huawei, foi classificado como o smartphone Android mais rápido do mercado pela AnTuTu, empresa especializada em testes de desempenho. O aparelho foi o que se saiu melhor entre os dez tops de linha avaliados pela plataforma, superando modelos da Vivo, Oppo e Xiaomi.   

A boa performance não chega a ser uma surpresa. As especificações da linha Mate 40 incluem 12 GB de RAM no produto mais equipado, e mesmo o aparelho considerado pela AnTuTu, o Mate 40 Pro, tem 8 GB de RAM, valor que também não deixa a desejar.     

publicidade

Destaque para o chipset, também. O novo HiSilicon Kirin 900 é um processador octa-core com GPU Mali-G78 de 24 núcleos, maior especificação do mercado. Ele, inclusive, é o primeiro baseado em processo de cinco nanômetros a ter 5G integrado. 

Reprodução

Ranking de celulares Android tops de linha da AnTuTu em outubro. Imagem: Reprodução/AnTuTu

O Mate 40 Pro possui tela OLED de 6,76 polegadas com taxa de atualização a 90 Hz, 256 GB de armazenamento, bateria de 4.400 mAh e suporte a recarga sem fio de 50 W. É válido citar que, devido às restrições impostas à Huawei pelos Estados Unidos, o aparelho não conta com os Google Mobile Services (GMS). Isso significa que seu sistema operacional, embora seja baseados no Android 10, não tem nenhum aplicativo ou serviço do Google incluído.

O segundo lugar do ranking ficou com o iQOO 5 Pro, da Vivo, com processador Snapdragon 865. O pódio se completa com outro iQOO 5, dessa vez a versão básica, também com Snapdragon 865. O mesmo processador é responsável pelas posições quatro e cinco, ocupadas pelo Vivo X50 Pro+ e Redmi K30S, respectivamente. 

Qual é o melhor intermediário?

A AnTuTu também avaliou aparelhos intermediários. Nesse segmento, o primeiro lugar foi ocupado pelo Redmi 10X Pro 5G, com 8 GB de RAM e processador Dimensity 820, da MediaTek. A medalha de prata também ficou com a Xiaomi pelo Redmi 10X 5G, com 6 GB de RAM e o mesmo chipset. 

No ranking de intermediários, a Huawei só aparece a partir do quarto lugar, com a versão Pro do Nova 7. Em seguida, as especificações básicas do mesmo smartphone figuram em quinto, e sua versão SE garantiu a oitava posição na lista.

Reprodução

Lista da AnTuTu de celulares Android intermediários. Imagem: Reprodução/AnTuTu 

Fonte: AnTuTu