Talvez seja a saudade de ir para um estádio torcer de verdade, talvez seja mais uma amostra do crescimento do e-Sports. O fato é que o torneio Fifa 21 Challenge, promovido pela EA Sports, atraiu uma audiência média de mais de 250 mil pessoas por minuto – tornando-se a transmissão mais assistida da empresa em todos os tempos.

O evento, realizado no último dia 29 de outubro, colocou equipes formadas por jogadores profissionais (dos campos e dos games) competindo pelo troféu do desafio. Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, e Tekkz, da Fnatic, puderam doar o prêmio de US$20 mil para suas instituições beneficentes selecionadas.

publicidade

“O jogo Fifa está inserido na cultura do futebol. Reunir jogadores de futebol profissionais e profissionais de esportes eletrônicos cria um entretenimento que diferencia nossos torneios”, disse Brent Koning, comissário da EA Sports. “O sucesso do Fifa 21 Challenge reforça nossa estratégia e visão para ampliar o público de eSports, ao criar conteúdo para os nossos fãs e ressaltar o valor dos eventos voltados para o entretenimento, que vão além dos eSports tradicionais”.

publicidade

Para efeitos de comparação, a maior audiência da EA Sports até então tinha sido o Fifa Global Series FUT Champions Cup: Barcelona, de 2018, com uma média de 92 mil pessoas por minuto. O Fifa 21 Challenge quase triplicou isso, com um tempo total de exibição de 1.024.696 horas assistidas.

O evento ainda serviu de case para o sistema o novo Fifa Global Series Viewership Rewards, que cria transmissões interativas que também dão benefícios para os espectadores, como forma a impulsionar o envolvimento com o jogo e, consequentemente, o tempo de engajamento dos streamers.