A Netflix está testando um novo recurso chamado Direct, um canal de estilo linear que reproduz um feed pré-programado da biblioteca de conteúdo da plataforma. A empresa de streaming ainda transmitirá o referido canal — que será acessado através do site baseado em navegador da Netflix — inicialmente apenas na França.

De acordo com um post em seu blog, o serviço está disponível exclusivamente para assinantes do serviço de streaming regular Netflix. Ele mostrará programas de TV e filmes da França, dos EUA e de outras regiões, selecionados na biblioteca de conteúdo existente da Netflix.

Netflix/Reprodução

Na França, muitos telespectadores gostam da ideia de programação no mesmo estilo de canais de TV tradicionais. Imagem: Netflix/Reprodução

publicidade

O raciocínio por trás do lançamento na França, em particular, de acordo com a gigante do streaming, é que muitos espectadores no país tendem a gostar de assistir programação sem ter que selecionar o que é especificamente que eles vão assistir a seguir.

“Se você está sem inspiração ou usando a Netflix pela primeira vez, pode se deixar levar sem ter que escolher um título específico e se surpreender com a diversidade do catálogo”, escreveu a Netflix.

Programação fixa

O novo recurso chega logo depois que a Netflix aumentou os preços de seus dois planos mais populares, com a assinatura mais popular agora custando US$ 14 por mês. Ao fornecer conteúdo que os próprios usuários podem não ter escolhido é possível que a empresa de streaming queira convencer os assinantes de que ainda oferece um bom valor pelo dinheiro.

A Netflix cria muito conteúdo que agrada a públicos de nicho, no entanto, será interessante ver se um canal despersonalizado pode manter o interesse das pessoas.

Pexels/Reprodução

Direct funciona como um canal de TV convencional, com a programação fixa para todos os públicos. Imagem: Pexels/Reprodução

Com efeito, depois de assistir a todos os programas e filmes mais comentados, pode ser que o usuário prefira apenas deixar a plataforma determinar a programação em vez de passar um bom tempo procurando novos filmes e séries.

No entanto, a nova abordagem do Direct é uma programação fixa que é a mesma para todos que sintonizam, da mesma forma de uma TV tradicional.

O Direct está disponível na França apenas por meio da versão web do Netflix, não de seus aplicativos. Entretanto, a empresa não anunciou em seu blog quando o recurso chegará em outros países.

 

Fonte: TechCrunch