Boa notícia para quem costuma importar games: a Sony confirmou que os jogos do PlayStation 5 não terão trava de região, permitindo que jogos vendidos em um país (ex: Japão) rodem sem problemas em um console vendido em outro (ex: EUA).

A trava de região é uma prática que vem caindo em desuso, mas era muito comum no passado. O objetivo era simples: “blindar” o mercado de um país contra as importações. Entre os consoles da Sony, o PlayStation 1 e 2 usavam este sistema, mas ele foi abandonado desde o PlayStation Portable (PSP).

publicidade

No caso da Microsoft o Xbox original e Xbox 360 tinham trava de região. O Xbox One também teria este recurso, mas ele foi removido devido à forte reação negativa do público antes do lançamento. Já a Nintendo implementou travas de região em todos os seus consoles “de mesa”, do Nintendinho ao Wii-U, mas não a usa nos portáteis, como os Gameboy, Gameboy Advance, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Nintendo Switch.

Reprodução

publicidade

Jogos do PS5 como Spider Man: Miles Morales rodarão em consoles de qualquer região. Foto: Sony

A confirmação feio em um imenso FAQ (Frequently Asked Questions, uma lista com perguntas feitas frequentemente) sobre o console publicado no PlayStation Blog. As perguntas vão de dúvidas sobre características do console a questões sobre expansão de memória ou compatibilidade com acessórios já existentes.

publicidade

Outra informação presente no FAQ é que o console tem suporte ao PlayStation Now!, serviço que permite fazer streaming de jogos do PlayStation 4, além de alguns títulos selecionados do PlayStation 3 e PlayStation 2. Isso dá ao console uma forma bem limitada de retrocompatibilidade (a capacidade de rodar jogos de consoles anteriores), mas é melhor do que nada.

O PlayStation 5 chega ao mercado nos EUA em 12 de novembro. Aqui no Brasil ele estará à venda a partir de 19 de novembro, em duas versões: o PlayStation 5 Digital Edition (sem leitor de mídia física) tem o preço sugerido de R$ 4.199. Já o PlayStation 5 “normal”, com leitor de Blu-ray, sai por R$ 4.699.

publicidade

Fonte: PlayStation Blog