EnglishPortugueseSpanish

Trem ultrarrápido passa por teste com passageiros

Redação 9 de novembro de 2020

Pela primeira vez, passageiros participaram do teste do trem ultrarrápido Pegasus, da Virgin Hyperloop. A experiência ocorreu na tarde de ontem em Las Vegas, nos Estados Unidos, com dois passageiros e durou alguns segundos.

Estavam no trem Josh Giegel, o diretor de tecnologia da empresa, e Sara Luchian, a líder de experiência do usuário. Os 500 metros da pista de teste foram percorridos a 160 quilômetros por hora. No futuro, essa velocidade deve ultrapassar 1.200 quilômetros por hora.

publicidade

Josh conta que a sensação é semelhante a estar em um avião decolando. A tecnologia é a mesma usada em trens-bala: o trem é suspenso por levitação magnética. A diferença é que o Pegasus percorre um tubo selado a vácuo depois de ser impulsionado. Como não enfrenta resistência do ar, o veículo pode ser tão veloz quanto um jato comercial.

Segundo a Virgin Hyperloop, no patamar de desenvolvimento atual, se a pista for extensa o suficiente, o veículo pode alcançar cerca de 1.080 quilômetros por hora. Nos testes, o recorde atingido pelo trem foi de 386 quilômetros por hora.