EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Nesta segunda-feira (9), o Google anunciou novos cursos e treinamentos gratuitos na sua plataforma de Educação, Ateliê Digital, para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com a empresa, foram lançadas diversas atividades que visam diminuir a distância do público das ofertas de emprego ou ajudá-los a desenvolver pequenos negócios, principalmente os que são online.

publicidade

Os novos cursos estão nos formatos de vídeo e ensinam habilidades digitais básicas e funcionalidades do motor de busca que otimizam a procura por ofertas de trabalho.

As aulas são à distância, portanto, podem ser feitas de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, de acordo com tempo livre do usuário. A princípio, os cursos ensinam como fazer currículos, montar planilhas de organização, fazer planejamento de reuniões, entre outros.

publicidade

O material foi dividido em módulos e lições. As três primeiras lições do módulo 1 já estão disponíveis na plataforma e as complementares devem estar acessíveis até o fim deste ano, segundo o Google. Já as lições do segundo módulo estão previstas para o primeiro trimestre de 2021.

Estes novos cursos estão em uma página específica do Google Ateliê Digital, que já é conhecida por formar profissionais para trabalhar com os sistemas da big tech.

Para aproveitar as aulas gratuitas, basta acessar a página online e, no canto esquerdo da tela, no campo “Fornecedor do curso”, selecionar “Applied Digital Skills” (habilidades digitais aplicadas, em português). Assim, todas as opções que aparecerem entre os resultados podem ser feitas sem qualquer custo.

ReproduçãoEm 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, a oferta de cursos online cresceu exponencialmente. Foto: iStock

Para a gerente de marketing do Google Brasil, Jimena Tomás, “os treinamentos digitais do Ateliê Digital democratizam ainda mais o acesso aos conteúdos oferecidos e se somam aos esforços da empresa em apoiar pessoas na jornada por oportunidades melhores no mercado de trabalho ou que precisam de um novo direcionamento para a carreira”, comenta.

Segundo estimativa da instituição, com os novos cursos, mais de 100 mil jovens serão impactados positivamente, além das outras 110 mil pessoas que já foram treinadas na plataforma desde o seu lançamento, em 2017.

Google Ateliê oferece outros cursos gratuitos

Entre as opções de cursos gratuitos no Google Ateliê Digital estão: Conceitos básicos de codificação; Cloud onboard online; Desenvolvimento de negócios no exterior; Conceitos do aprendizado da máquina; e Fundamentos do marketing digital.

Este último, por exemplo, tem duração de 40 horas e está dividido em 26 módulos. Com ele, os usuários aprendem como criar presença online; facilitar a navegação em sites; usar os motores de buscas; a importância da otimização das páginas; noções básicas de redes sociais; entre outros diversos assuntos.