Mais um pequeno degrau rumo a Marte. Contrariando expectativas, a SpaceX não fez uma tentativa de lançamento do oitavo protótipo da Starship, o SN8, na última segunda-feira como era esperado. Mas a frustração não foi total: na noite de ontem, terça-feira, a empresa de Elon Musk fez um novo teste de disparo estático, quando os propulsores são acionados por um breve momento com a espaçonave presa à plataforma de lançamento.

Este foi o primeiro teste com o “nariz” instalado no topo da SN8, o que deixa o visual mais próximo de uma espaçonave real, em vez do jeitão de “tanque de combustível” dos protótipos anteriores. Disparos estáticos são essenciais antes de uma decolagem, e servem para se certificar de que todos os sistemas responsáveis pelo lançamento estão funcionando corretamente. A expectativa é que a SN8 seja o primeiro protótipo da Starship a alcançar 15 mil metros de altura.

Voos de protótipos anteriores, a SN5 e SN6, não passaram dos 150 metros. A Starship é crucial para os planos da SpaceX de colonizar Marte, construindo no planeta uma cidade com 1 milhão de habitantes até 2050. Mas a espaçonave também seria utilizada em outras missões como o transporte de astronautas e materiais até a Lua, o turismo orbital e o lançamento de satélites, substituindo os atuais foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy.