Nesta terça-feira (10), a Microsoft finalmente lançou os novos Xbox Series X e S, cerca de um ano após sua apresentação. No entanto, muitos dos que receberam o produto não conseguiram aproveitá-lo imediatamente ao tirá-lo da caixa por problemas na Xbox Live.

Como informou o próprio suporte da Microsoft, a rede ficou instável durante o dia do lançamento, muito provavelmente como resultado de muitas pessoas ligando seus consoles recém-chegados ao mesmo tempo, baixando atualizações e jogos.

O problema começou a ser relatado pela empresa às 15h18 (no horário de Brasília), alertando sobre a dificuldade de login na plataforma. Apenas às 16h49 a companhia reportou que o problema havia sido solucionado. Posteriormente, às 18h40, a Microsoft confirmou novamente dificuldades de login na Xbox Live, solucionados às 19h05.

publicidade

Como nota o site The Verge, particularmente no caso do Xbox Series S, a instabilidade da Xbox Live é complicada para o jogador. Como o console não tem entrada de discos, o download é a única forma de instalar algum jogo.

O dia do lançamento dos novos Xbox também foi marcado por outras questões de estabilidade, não ligadas à Xbox Live. “Destiny 2”, um dos jogos mais populares do momento, também precisou passar por manutenção nos servidores. O serviço deveria ter sido restabelecido por volta das 14h no horário de Brasília, mas precisou ser ampliado em 4 horas, encerrando apenas às 18h. “The Division 2” também ficou fora do ar para manutenção programada, mas conseguiu voltar dentro do prazo divulgado, retornando às 7h50.