O Xbox Series X foi oficialmente lançado ontem (10) e rapidamente surgiram na internet alguns vídeos que alegam mostrar um problema “grave”: o console estaria superaquecendo e soltando grandes quantidades de fumaça branca, como mostrado abaixo:

publicidade

Oh, não! Péssima notícia para a Microsoft, não? Não é bem assim. Quem tem experiência com eletrônicos sabe que embora fumaça seja um sintoma comum quando um componente entra em curto-circuito, fumaça contínua, na quantidade mostrada, não é algo comum. Isso só seria possível caso o interior do console estivesse em chamas, e haveria sinais claros se isso estivesse acontecendo.

Então o que está acontecendo? Não é possível afirmar com 100% de certeza, mas aparentemente tudo não passa de uma farsa para chamar a atenção ou prejudicar a imagem do console. Tom Warren, editor do The Verge, postou em sua conta no Twitter um video do usuário @XboxStudio que mostra o truque: se você soprar fumaça de um cigarro eletrônico (“vape”) na base do console, ela é sugada pelo sistema de ventilação e sai pelo topo, exatamente como mostrado no vídeo acima.

publicidade

Nenhum console está livre de problemas no dia do lançamento, mas ao que parece, no caso do Xbox Series X, literalmente trazer a “nuvem” para dentro de sua casa não é um deles.

publicidade

Fonte: Twitter