O destaques nos céus desta quinta-feira (12) são a Lua e Vênus. Os astros estarão bem próximos, graças a uma conjunção que aconteceu nesta madrugada.
Infelizmente, quem quiser observar a dupla nos céus vai precisar acordar cedo, já que a Lua só vai surgir no horizonte, ao leste, por volta das 4h15 da sexta-feira (13). Vênus será uma estrela brilhante quase que diretamente acima da Lua.
À direita de Vênus estará outra estrela brilhante, Spica. E quem esperar até as 4h45 poderá ver também mercúrio, abaixo e à direita da Lua. Vale lembrar que estamos quase em Lua Nova, então nosso satélite será quase que uma “lasquinha” no céu. O arranjo será mais ou menos como o mostrado abaixo.
Lua, Vênus, Spica e Mercúrio no céu na madrugada de 13 de novembro. Simulação via Stellarium Web
Lembramos também que estamos na época das chuvas de meteoros Taurídeos, que tiveram seu pico na madrugada desta quinta-feira e continuam visíveis aé 10 de dezembro, porém com intensidade menor a cada dia, e Leonídeos, que terão seu pico no dia 17 e continuarão visíveis até o dia 30 deste mês.
São chuvas de meteoros com pouca intensidade, com 3 a 10 meteoros visíveis por hora em condições ideais: céu claro, Lua Nova e em um local longe da poluição luminosa das grandes cidades.
Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou app de astronomia em seu celular.
O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.
Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.
O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum
Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular junto com sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de novembro de 2020 13:18