Três astronautas norte-americanos e um japonês compõem a tripulação da missão Crew-1, da SpaceX, e devem partir neste domingo (15), às 21h27 (horário de Brasília), diretamente da base de lançamento do Kennedy Space Center, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional, segundo informações da Nasa

A missão tem importância histórica – será o primeiro voo operacional tripulado da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, a serviço da Nasa. Shannon Walker, Victor Glover e Michael Hopkins, da Nasa, e Soichi Noguchi, da agência espacial japonesa, são o grupo que partirão esta noite rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). 

publicidade

Anteriormente agendada para o sábado (14), a missão passou por vários adiamentos. Segundo a agência, isso proporcionou tempo adicional para análises e testes com o foguete Falcon 9. Antes disso, o lançamento havia sido adiado de agosto para o fim de setembro e, depois, para 23 de outubro, além deste neste sábado (14), devido às condições climáticas e as operações de recuperação, segundo o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

No início do ano, a Demo-2 levou dois astronautas na missão de teste com a Crew Dragon. Desde então, a cápsula vem sendo preparada para o lançamento seguro da Crew-1. A segunda missão tripulada com a Crew Dragon, a Crew-2, já está nos planos da agência para 2021.

publicidade

A transmissão ao vivo será feita no canal da Nasa no YouTube, Nasa TV, a partir das 17h30 (horário de Brasília). Além disso, a agência está organizando um evento no Facebook. A SpaceX também deve transmitir o lançamento em seu site e canal do YouTube.