Depois do lançamento do Xbox Series X e S e a descoberta de uma leva de defeitos (sem contar os vídeos provavelmente falsos do console soltando fumaça) nos primeiros dias nas mãos dos consumidores, chegou a vez do PS5 começar a apresentar seus defeitos em seus momentos iniciais no mercado.

Para quem está pensando em adquirir o PS5 nas próximas semanas, especialmente com a proximidade do Natal e da Black Friday, é importante saber quais têm sido suas falhas mais recorrentes entre os primeiros compradores.

Vale notar que, ainda que alguns consumidores relatem defeitos, não significa necessariamente que as falhas são generalizadas. O momento de um lançamento de console é propício para o surgimento desses problemas não só por ser primeiro lote, mas também porque são milhões de pessoas recebendo seus consoles ao mesmo tempo, o que aumenta as chances de que unidades defeituosas apareçam.

Problema no modo de repouso

A falha mais grave relatada até o momento tem a ver com o SSD do PS5. Algumas unidades, ao serem colocadas no modo de repouso, podem apresentar uma falha grave que faz o console travar e ser reiniciado à força, potencialmente causando perda de dados e saves de jogos que estavam em suspensão.

publicidade

Alguns dos relatos apontam que o console chegou a “brickar”, termo usado para definir quando o sistema foi corrompido de uma forma que o console se tornou um “tijolo”, incapaz de ligar ou cumprir sua função de rodar jogos de forma permanente.

Se não for um problema específico de hardware, é provável que a Sony libere um patch para corrigir esse problema específico em pouco tempo. Até lá, os usuários que não quiserem se arriscar têm uma opção: desabilitar o modo de repouso do console no menu de opções de economia de energia. O console iniciará com um pouco mais de lentidão, mas pelo menos não corre riscos.

Reinicialização forçada

Além da questão do armazenamento que atrapalha o modo de repouso do console, existem múltiplos relatos de jogos que travam sem um motivo claro. Um exemplo é esta transmissão japonesa em que, por duas vezes, o console trava, forçando um reinício do jogo em ambas as oportunidades. Na primeira vez, o jogo era “Demon’s Souls”, enquanto na segunda era “Devil May Cry 5”. Você pode conferir na marca de 1:39:51 e 3:27:41.

Dificuldade para reiniciar

Ao tentar reiniciar o console por qualquer motivo, há alguns relatos de usuários que simplesmente viram seu computador ficar preso no processo de reinício, sem conseguir concluir o processo, o que pode ser um sintoma de problemas mais graves de software ou hardware.

Questões com o controle

Ao configurar o PS5 pela primeira vez, é necessário conectar o DualSense ao console para baixar uma atualização de firmware e é extremamente importante permitir que o processo seja concluído antes de desconectar os aparelhos. O risco é o de causar problemas de conectividade entre o console e o controle, e a correção pode ser trabalhosa.

Usuários também têm reportado uma série de sons estranhos saindo do DualSense enquanto se navega pelos menus e pela interface do console. Aparentemente, o barulho é causado por interferência de outro dispositivo sem fio próximo, então se isso acontecer, vale a pena olhar se há algum outro aparelho Bluetooth próximo ligado que possa causar dificuldades.

Reprodução

Cuidado com armazenamento externo

Alguns usuários relatam problemas ao utilizar armazenamento externo em USB para expandir a capacidade do console. Ao conectar, o console pode ter problemas para reconhecer os dados e seu sistema pode ser corrompido, forçando uma reconstrução de banco de dados para retornar ao normal. É recomendável tomar cuidado com armazenamento externo enquanto não houver uma correção. O bug parece atacar em específico usuários que utilizam SSD externo em vez do HD convencional.