A Amazon anunciou que, a partir desta quarta-feira (18), sua plataforma de streaming musical Amazon Music passará a incluir podcasts nas opções de conteúdo para seus assinantes no Brasil e no México. A notícia vem cerca de dois meses após a medida ser implementada nos EUA, seu principal mercado.

O anúncio também veio seguido de mais uma novidade: a Amazon está produzindo o seu primeiro podcast original para o público brasileiro – “A Música do Dia com Nelson Motta”. Mais além, nomes já conhecidos de outras plataformas, como o Flow Podcast, Mamilos e o Foro de Teresina.

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Amazon Music anuncia suporte a podcasts, entrando em competição direta com o Spotify, seu maior concorrente. Imagem: Amazon/Reprodução

O podcast exclusivo da plataforma traz a condução do jornalista e produtor Nelson Motta, que indicará uma música por dia, compartilhando detalhes históricos sobre a sua indicação. Cada episódio terá duração de três a cinco minutos e o podcast, baseado no livro “101 canções que tocaram o Brasil”, será veiculado de segunda a sexta.

A medida coloca o Amazon Music em competição direta com o rival Spotify. Segundo divulgação recente, a plataforma sueca de streaming afirmou que 22% de sua base de usuários global (320 milhões de pessoas) consomem podcasts. Os números globais da Amazon, neste aspecto, são bem inferiores, porém a empresa espera aproveitar o “filão” do mercado brasileiro de podcasts para ampliar sua base local. Atualmente, o Amazon Music conta com 55 milhões de usuários no mundo, segundo o site Statista.

“Para 2021, nosso plano é lançar mais programas originais e torná-los disponíveis para todos, não apenas para membros do Amazon Prime”, disse Federico Pedersen, diretor do Amazon Music para a América Latina.

O executivo sinalizou a ideia de integrar a novidade a outros serviços da empresa, que oferece também uma plataforma para influenciadores e lives (Twitch) e está em vias de lançar o Luna, um serviço de streaming de jogos que concorrerá com o Google Stadia.

Fonte: Reuters