Ao longo do anos, usuários do Chrome, o navegador do Google, perceberam o quanto ele passou a exigir do sistema cada vez mais, tornando o trabalho dentro da plataforma muitas vezes lento e pesado. Mas a gigante da tecnologia lançou na terça-feira (17) a última versão do Chrome 87 que, segunda a empresa, representa o maior ganho de desempenho em anos do navegador.

Entre as melhorias trazidas pela atualização, está um carregamento de página mais rápido, assim como a inicialização mais ágil e o menor uso de bateria. De acordo com o Google, a versão reduzirá o uso da CPU em até cinco vezes e estenderá a vida útil da bateria em até 1,25 hora.

publicidade

Reprodução

Nova versão do Chrome traz várias melhorias, entre elas o carregamento mais rápido de páginas e novas funcionalidades para guias. Créditos: Premio Stock/Shutterstock

publicidade

A empresa também promete uma inicialização até 25% mais rápida e o carregamento de páginas até 7% mais veloz. Todo este processo utilizará menos energia e RAM do que antes.

As novidades não se restringem apenas à versão desktop do navegador, mas também se estendem para o mobile. A partir de agora, o Chrome no Android carrega páginas quase instantaneamente quando o usuário navega para trás e para frente. O objetivo é tornar essas tarefas comuns muito mais rápidas.

publicidade

Novas funções para guias

O Chrome 87 também trouxe novas funcionalidades para as guias dentro do navegador, isto porque a empresa sabe que muitas pessoas usam estas janelas para organizar suas tarefas online. Por isso, agora é possível fixar guias, enviá-las para seus outros dispositivos e ainda agrupar páginas. Outra função que deverá fazer sucesso entre os usuários é a adição a pesquisa de guias à caixa de ferramentas. Este último recurso chegará primeiro aos Chromebooks e, em breve, a outras plataformas de desktop.

publicidade

Também nesta versão do navegador, o Google quer expandir o que os usuários podem fazer na barra de endereço, além de digitar URLs. “Por exemplo: quando você digita ‘editar senhas’ ou ‘excluir histórico’, agora você pode executar uma ação diretamente na barra. Nosso primeiro conjunto de ações —disponíveis inicialmente no desktop — concentra-se na privacidade e segurança, para que você possa aumentar sua tranquilidade com alguns cliques”, afirma a empresa.

Para o futuro, a nova versão do Chrome também deverá trazer cartões à sua página nova guia. Clicar neles levará o usuário a conteúdo relacionado e recentemente visitado na web, mostrando onde ele parou anteriormente.

Estas e outras novidades também devem ser incorporadas na versão 88 do navegador do Google.

Via: Engadget/Google