Um pedido de patente de um novo dispositivo eletrônico dobrável da Samsung foi publicado pela World Intellectual Property Office (WIPO), sugerindo que a empresa está pensando em aproveitar a tecnologia de display dobrável para criar novos aparelhos com formatos exclusivos. Esse pedido de patente, na realidade, não é sobre um produto real, e sim sobre a assimetria necessária para acomodar uma tela com duas dobras.

O pedido de patente da Samsung descreve essencialmente o que seria necessário para um aparelho dobrável em forma de Z existir no mundo real. Por esse formato exigir uma dobra tanto no lado interno quanto no lado externo do dispositivo, isso significa que um tablet ou telefone em forma de Z sempre exigiria dois designs de dobradiças diferentes. Com esse formato, um terço da área dobrável da tela ficará sempre exposta e suscetível a danos, mas na patente não há nenhum detalhe sobre alguma tecnologia ou elemento de design de proteção para essa área do aparelho.

O futuro dos designs dobráveis da Samsung?

Como o pedido de patente não é para nenhum aparelho, e sim para o design, não há praticamente nenhuma garantia de que a Samsung esteja de fato desenvolvendo um aparelho híbrido dobrável em forma de Z. Entretanto, a empresa claramente considera esse novo formato, podendo até vê-lo como o caminho para o futuro.

De acordo com a patente, “o dispositivo eletrônico multi-dobrável pode ter uma espessura reduzida no estado dobrado por meio de uma mudança estrutural na estrutura de alojamento, suportando excelente portabilidade”.

publicidade

Reprodução

Patente mostra design de dispositivo com duas dobras, em formato de Z. Imagem: WIPO/Reprodução

A Samsung pode estar de olho no formato desde que renomeou sua série de celulares dobráveis para incluir a letra Z. A empresa afirmou que escolheu a letra porque ela reflete a natureza dobrável do Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold 2, mas talvez o pensamento tenha mais a ver com o futuro de seus aparelhos. Talvez a Samsung acredite que o formato de Z é o futuro e o que vemos agora é uma prévia disso.

Se o formato sairá do papel e chegará às mãos dos consumidores, ainda não temos como saber. Por enquanto, nos resta apenas especular se esse design será viável para celulares e tablets.

Via: SamMobile