Tudo o que envolve o espaço chama a atenção. Principalmente se o fenômeno puder ser visto ao vivo. Esse é o caso de uma enorme bola de fogo que abriu caminho pelo céu da costa sul da Tasmânia.

Uma câmera de transmissão instalada em um navio de pesquisa chamado Investigator foi responsável por capturar o momento exato do fenômeno. Operada pela Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), o órgão nacional de pesquisa científica da Austrália, a embarcação detectou o acontecimento às 21h21, horário local, de 18 de novembro.

publicidade

Por padrão o navio foi projetado para “olhar” para baixo, mapeando o fundo do mar e conduzindo estudos oceanográficos. No entanto, o registro de um meteoro vindo do céu foi o que mais intrigou a tripulação.

“o que vimos na análise das imagens da transmissão ao vivo nos surpreendeu, o tamanho e o brilho do meteoro foram incríveis”, disse John Hooper, um dos responsáveis pelo navio, em um comunicado enviado à imprensa.

publicidade

Após o avistamento, a mídia local foi inundada com relatos de pessoas que acompanharam o fenômeno. No entanto, não havia nenhum registro do momento. Inclusive, a Organização Internacional de Meteoros, responsável por rastrear esses fenômenos, parece não ter nenhum registro do acontecido.

Por esse motivo, as imagens capturadas pela câmera do navio parecem ser as únicas do acontecimento. “Tivemos sorte de capturar tudo pela câmera do navio”, disse Hooper.

publicidade

Apesar disso, esse fenômeno não é restrito apenas a outros países. Por aqui, é possível ver a chuva dos meteoros Leonídeos. Mesmo com seu pico tendo sido registrado no último dia 17 de novembro, é possível ver alguns outros acontecimentos até o dia 30 de novembro, embora em menor intensidade.