A série “O Gambito da Rainha” (The Queen’s Gambit), da Netflix, conta a história de Beth Harmon, uma garota órfã que é um prodígio em xadrez, e sua carreira em competições do esporte rumo ao título de campeã mundial. Fãs da série não precisam mais imaginar como seria jogar uma partida contra Harmon: aproveitando a popularidade da série, o site Chess.com agora oferece partidas online gratuitas contra ela.

Basta acessar o site, escolher Jogar / Computador no menu à esquerda da tela e escolher Beth Harmon como desafiante na lista de oponentes à direita. É possivel disputar uma partida assistida, com várias ferramentas para auxiliar o jogador, amigável, com direito a repetição de 3 lances e 3 dicas, ou encarar um desafio sem ajuda de qualquer tipo.

publicidade

A habilidade de um jogador de xadrez é representada por sua pontuação, que sobe à medida que partidas são ganhas. O site oferece sete versões de Beth, começando quando ela tinha 8 anos e 800 pontos até os 22 anos, quando ela tem 2.700 pontos e está prestes a se tornar a mais jovem campeã mundial. O atual campeão mundial de xadrez é o norueguês Magnus Carlsen. Ele tem 2.882 pontos, o maior score na história do esporte.

Obviamente você não está jogando contra Beth ou a atriz Anya Taylor-Joy, mas contra um programa conhecido como “motor de xadrez” (chess engine) que analisa o tabuleiro e determina os melhores movimentos. Essa análise leva em conta as características de jogo da personagem, permitindo reproduzir seu estilo.

publicidade

Ao final da partida o site fornece um relatório mostrando seus erros ou oportunidades de vitória perdidas. Movimentos individuais também são analisados, e se o que você fez não for o ideal o site indica qual teria sido uma opção melhor.

Reprodução

publicidade

O site traz sete versões de Beth contra as quais você pode competir. Imagem: Reprodução

Inteligência artificial

Em 2017 a DeepMind, empresa subsidiária da Alphabet e “irmã” do Google, anunciou que sua inteligência artificial AlphaZero conseguiu aprender a jogar xadrez em apenas 4 horas, e após este período de treinamento foi capaz de superar o stockfish, um dos melhores motores de xadrez na atualidade.

publicidade

A máquina recebeu apenas as instruções básicas do jogo, e simulou milhões de partidas jogando contra si mesma. Ao final de uma partida, os movimentos são analisados para determinar quais os mais eficazes, e esse conhecimento é usado nas partidas seguintes.

A AlphaZero é descendente do AlphaGo, software que em 2016 venceu o sul-coreano Lee Sedol, campeão mundial de Go. O jogo é considerado computacionalmente mais complexo do que o Xadrez, e a vitória foi considerada um marco no desenvolvimento do campo da inteligência artificial. A partida virou tema de um documentário que está disponível na Netflix.