A Black Friday está chegando, e com ela começam a soar os alarmes para evitar que os consumidores caiam na famigerada “black fraude”. Agora, o Procon-RJ anunciou uma lista de sites que devem ser evitados de qualquer maneira na hora de fazer suas compras.

A lista de 200 sites, que pode ser acessada por este link, foi produzida analisando uma série de critérios. O Procon-RJ analisou se o site costuma entregar os produtos que foram comprados, se responde às reclamações e notificações, se a empresa tem cadastro na Receita Federal e pode emitir nota fiscal, se há informações de contato na página e o relacionamento com os clientes.

Vale notar, no entanto, que nem todos os sites ainda estão funcionais, então mesmo que você ativamente queira comprar em um dos sites listados como suspeitos pelo Procon-RJ, muitos deles não estão mais ativos.

O Olhar Digital testou alguns dos links e percebeu que a maioria deles, felizmente, já não está mais ativa. Apenas algumas lojas como B2Games, Cia das Lentes, Cinderela Boutique, Mundo Pechincha, Loja Corpo Perfeito e Coquelux ainda mantém o site no ar.

publicidade

O Procon ainda recomenda algumas medidas de segurança para comprar em lojas online:

  • Não envie cópias de documentos à loja em nenhuma ocasião
  • Não informe códigos de verificação recebidos por SMS
  • Prefira pagamento por cartão de crédito em vez de boleto, pois o ressarcimento é mais fácil

Mais sites não-recomendados

Além do anúncio do Procon-RJ, o Procon-SP também mantém uma lista de sites que devem ser evitados a todo custo, por questão de segurança. A última atualização, no entanto, foi publicada em março deste ano.

A versão paulista da lista de não-recomendados também conta com uma série de sites que já saíram do ar, mas ainda vale o alerta. Para conferir a lista do Procon-SP, basta acessar este link.

O Procon-SP também dá as seguintes recomendações para quem quer comprar na Black Friday:

  • Fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gastos;
  • Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas;
  • O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena;
  • Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).