Hoje em dia, é cada vez mais que comum usar o celular para diferentes tarefas por longos períodos. Apesar de eles ajudarem muito no dia a dia, com o tempo, o uso prolongado pode prejudicar a visão, principalmente quando o aparelho é usado em locais com pouca iluminação.

Para amenizar um pouco o problema, o iOS tem o filtro “sobreposição de cor”. Com ele, a tela fica um pouco avermelhada e evita que se force a visão ao olhar para o display em ambientes escuros. Veja como ativar o recurso.

Importante

Diferentemente do modo noturno, que só funciona em áreas específicas do sistema e em alguns programas, o filtro “sobreposição de cor” atua em todo o sistema até ser desativado. A função está disponível para aparelhos com iOS 11 ou superior.

publicidade

Nas imagens, não é possível ver como fica o filtro “sobreposição de cor” em ação. Isso porque o iOS captura as telas como se nenhum filtro estivesse em uso.

Como ativar o filtro sobreposição de cor no iOS

O processo para ativar o filtro é bem simples, mas está um pouco escondido nas configurações de acessibilidade. Confira:

Acesse o menu de “Ajustes” do iOS e vá em “Acessibilidade”.
Agora, entre em “Tela e Tamanho do Texto” e vá em “Filtros de Cor”.
Ative a chave ao lado de “Filtros de Cor” e selecione a opção “Sobreposição de cor”. Nessa tela, você pode definir o nível de intensidade do filtro.
Para ativar o recurso de uma forma mais fácil depois de fazer o procedimento, vale criar um atalho para ele. Para isso, siga este passo a passo:

Acesse o menu “Ajustes do iPhone” e vá a “Acessibilidade.
Então, entre em “Atalhos de Acessibilidade” e toque em “Filtros de cor” para deixar a função habilitada.
Pronto! Agora, com três toques no botão home ou lateral do iPhone, o modo de “sobreposição de cor” será ativado.