No domingo (29), o ator David Prowse, intérprete de Darth Vader na saga original de “Star Wars“, faleceu aos 85 anos. Ao The Sun, Rachel Prowse, sua filha, confirmou que a causa da morte foi a Covid-19. Ele, que também foi fisiculturista, havia sido internado em Londres há duas semanas com atestado positivo.

Atores e amigos lamentaram sua morte nas redes sociais. “É muito triste saber que David Prowse faleceu”, disse Mark Hamill, que interpreta Luke Skywalker na saga. “Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader”, comentou no Twitter.

publicidade

O agente de Prowse, Thomas Bowington, também comentou o ocorrido. “Embora famoso por interpretar muitos monstros – para mim e todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói”, comentou. “Que a força esteja com ele, sempre!”.

Um “gigante” doce

“É horrível que as restrições da Covid impediram que nos despedíssemos dele. Ele podia até parecer assustador, mas como pessoa era muito doce, um homem gentil e generoso”, disse Rachel, também lembrando que o pai foi diagnosticado com Alzheimer anos atrás.

publicidade

Nos anos 70, a postura e o físico de Prowse deram a ele o papel de Darth Vader. Na época, o personagem foi dublado por James Earl Jones. Isso se deu porque o sotaque britânico do ator era “forte demais” e, também, porque a máscara do vilão atrapalhava a dicção do ator.

Reprodução

publicidade

Prowse era fisiculturista e tinha 1,98m de altura. Imagem: SWNS/Reprodução

Antes de interpretar Vader, Prowse também atuou em “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick. Rachel disse, em entrevista, que “quando fomos buscar as coisas dele no hospital, a enfermeira disse que ele era um cara legal”. “Ele era um personagem grandioso” e “teria adorado se ver como um destaque no Twitter”, comentou.

publicidade

O ator se aposentou em 2016, mas foi em eventos e convenções de “Star Wars” durante quase toda sua carreira. Ele teria deixado de ir nestas reuniões em 2010 supostamente por conta de um desentedimento com o diretor e criador George Lucas.