Já imaginou ter acesso a uma espécie de atlas do universo, com a visão de três milhões de galáxias? Pois é exatamente isso que astrônomos australianos desenvolveram por meio do radiotelescópio Askap.


A iniciativa é da agência científica nacional da Austrália, a CSIRO, que levou 12 dias para finalizar os trabalhos. Por meio de ondas de rádio emitidas pelo radiotelescópio Askap, que teve acesso a um amplo campo de visão do céu, foi possível gerar imagens de dois milhões de galáxias já conhecidas.

Após a captura das imagens, a agência obteve um arquivo de 13,5 exabytes de dados brutos. Este volume de informações foi processado com a utilização de hardware e software personalizados pela CSIRO. Depois, o supercomputador Galaxy foi o responsável por converter os dados em imagens de rádio 2D contendo um total de 70 bilhões de pixels.

O mais surpreendentemente deste processo, foi que os pesquisadores encontraram mais um milhão de galáxias que ainda não tinham sido identificadas anteriormente.

publicidade


Agora, com mapeamento do amontado de galáxias finalizado, a agência disponibilizou um site onde todo esse atlas do universo pode ser visto em 360º.