Já imaginou um laboratório genético portátil?

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 09/12/2020 21h59
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta semana, cientistas do Cold Spring Harbos Laboratory, nos Estados Unidos, anunciaram a criação do primeiro analisador de sequência de genoma móvel do mundo. Trata-se de um aplicativo para iPhones chamado iGenomics que, quando integrado com um sequenciador de DNA portátil, consegue criar uma espécie de laboratório de genética móvel.

Criado pelos cientistas Aspyn Palatnick e Michael Schatz, o iGenomics levou oito anos para ficar pronto. E o mais interessante disso é que o projeto foi iniciado enquanto Aspyn Palatnick ainda era um estagiário do ensino médio de 14 anos. Desde então, ele trabalhou na criação do aplicativo em conjunto Michael Schatz.

O desenvolvimento da novidade foi feito para complementar os pequenos dispositivos de sequenciamento de DNA oferecidos atualmente pela empresa Oxford Nanopore.

Em uma publicação na revista cientifica Gigascience, Palatnick e Schatz descreveram como o algoritmo do iGenomics pode mapear rapidamente sequências de DNA de patógenos virais, como o vírus da gripe e Zika, e identificar mutações importantes para diagnóstico e tratamento. Além disso, eles também forneceram uma espécie de tutorial para analisar outros genomas, como o de um paciente com Sars-Cov-2.

Agora os dois cientistas planejam levar o sequenciador de DNA para o espaço, pois muitas empresas aeroespaciais demostraram o interesse no dispositivo.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital