Drone pode tomar o lugar de foguetes

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 10/12/2020 22h27
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando se pensa em levar cargas úteis ao espaço, a primeira coisa que vem à cabeça é a imagem de um foguete decolando. Mas, isso pode ser coisa do passado, já que há uma nova geração de drones que promete fazer isso de forma mais rápida e barata.


Recentemente, a Aevum revelou o Ravn X, seu veículo de lançamento autônomo. A frota Ravn X, com aeronaves de 80 pés de comprimento e 60 pés de largura, pode entregar cargas úteis de satélite com precisão a cada 180 minutos, 24 horas por dia.


O Ravn X não requer uma pista com mais de uma milha, ou seja, ele pode decolar e retornar a áreas remotas sem aeroportos formais. Além disso, os drones decolam e pousam sem ajuda humana.


As vantagens da tecnologia não param por aí: os veículos também são econômicos, 70 por cento de cada Ravn X é reutilizável após o lançamento. Além disso, os drones podem ser lançados sob más condições climáticas.


Atualmente, o Ravn X já possui diversos interessados em utilizar seus serviços. Os primeiros lançamentos estão programados para começar no fim de 2021. Ao longo de nove anos, 20 missões foram agendadas. Dentre elas, o envio do satélite experimental Aslon-45, da Força Aérea dos EUA.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital