Câmera militar mostra como Coronavírus se propaga no ar

Por Acsa Gomes, editado por Wharrysson Lacerda 11/12/2020 21h43, atualizada em 12/12/2020 01h52
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Diversos estudos já apontaram que a exposição a gotículas respiratórias que carregam o Sars-Cov-2 é o principal modo pelo qual as pessoas são infectadas com o novo coronavírus. As partículas maiores, que são visíveis, caem do ar rapidamente, mas as menores podem permanecer suspensas no ar por muito mais tempo.


Para ilustrar visualmente o risco de transmissão aérea em tempo real, o jornal The Washington Post usou uma câmera militar infravermelha capaz de detectar o ar exalado. Os registros captados também mostraram como a Covid-19 se espalha pelo ar.

A tecnologia normalmente é usada para a detecção de vazamentos de gás metano em dutos. Com ela é possível ver coisas que não são visíveis a olho nu.


Para o detectar como a Covid-19 se espalha pelo ar, o equipamento ganhou um filtro que destaca especificamente a assinatura infravermelha do dióxido de carbono. Com a tecnologia, foi possível mapear em tempo real o caminho parcial das partículas exaladas e evidenciar o grau de exposição que as pessoas estão em relação a partículas transportadas pelo ar.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Wharrysson Lacerda
Editor(a) chefe

Wharrysson Lacerda é editor(a) chefe no Olhar Digital