Gigantes da tecnologia na mira do governo dos EUA

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 15/12/2020 22h08
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta segunda-feira, a Federal Trade Commission, a FTC, dos Estados Unidos, órgão que é responsável por fiscalizar a segurança de dados corporativos, anunciou a abertura de um novo inquérito judicial sobre práticas de privacidade contra plataformas de redes sociais e gigantes ligadas à tecnologia.


O processo envolve empresas como Facebook, WhatsApp, Twitter, YouTube, Amazon e ByteDance — controladora do TikTok. A investigação foi aprovada pela comissão por 4 votos a 1.


O órgão norte-americano exige que as companhias informem como coletam e utilizam dados fornecidos pelos usuários, como as informações pessoais determinam os anúncios e conteúdos para cada indivíduo, e se aplicam algoritmos ou análise de dados às informações coletadas.


O inquérito aberto pela FTC faz parte de uma grande ação investigativa do órgão e não serve a propósitos específicos de aplicação da lei. No entanto, a FTC poderá exigir ações de fiscalização mais duras caso encontre práticas ilícitas durante as apurações. As companhias terão cerca de 45 dias para responderem ao inquérito.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital