Imagine pagar passagens de trem e metro usando um QR Code na tela do celular. Essa novidade está prestes a se tornar realidade.


Isso porque, na última sexta-feira, o governo estadual de São Paulo lançou uma nova modalidade de bilhete para embarque em estações de trens e metrô. Trata-se de uma alternativa digital que permite que os passageiros peguem o transporte a partir da leitura de um QR Code.

publicidade


O novo bilhete digital promete, além de rapidez e comodidade, mais segurança para os passageiros, já que o embarque pode ser feito sem contato físico ou manuseio de cédulas de dinheiro nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, ou metrô.


Ao comprarem o bilhete online – que pode ser pago por cartão de débito e crédito por meio do aplicativo TOP, disponível para Android e iOS -, basta aproximar a tela do celular do sensor presente em catracas sinalizadas e preparadas para a tecnologia.

publicidade


O app também permite a compra direta dos bilhetes. Usando o app, os usuários podem comprar até dez bilhetes deles por dia, que custam R$ 4,40 cada. As compras de passagem com QR Code ficam disponíveis dentro da interface do aplicativo para quando o usuário precisar. Vale lembrar que não há prazo de expiração para a versão digital do bilhete.


Para quem não tem ou não quer utilizar o app, em breve haverá a possibilidade de comprar o bilhete digital diretamente na estação. No entanto, ao contrário da versão do app, um bilhete com o código é impresso para ser usado diretamente no leitor da catraca.

publicidade


Nesse caso, apesar de também não ter um prazo de validade, é recomendado que a utilização da passagem com QR Code seja feita em até 72 horas. Isso porque alguns danos de impressão no código de barras podem ocorrer, principalmente se o ticket for dobrado, molhado ou rasgado.


Dentro das estações, pelo menos durante esse período inicial, funcionários estarão identificados e prontos para ajudar pessoas que têm dúvidas sobre como utilizar a tecnologia, seja por meio impresso ou digital.