Júpiter e Saturno estarão visíveis em conjunção com a Lua na noite desta quarta

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 16/12/2020 22h07, atualizada em 04/04/2022 15h29
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Fãs do espaço tem dois bons motivos para olhar para o céu na noite desta quarta-feira: Júpiter e Saturno estarão em conjunção com a Lua. A primeira conjunção será com Júpiter, seguida de uma com Saturno.


A Lua crescente estará em conjunção com Júpiter às 1h30, e com Saturno às 3h20. A má notícia é que nestes momentos a Lua estará abaixo do horizonte aqui no Brasil, impossibilitando a observação.


Mas nem tudo está perdido: você ainda poderá observar Saturno e Júpiter próximos dela do momento do pôr do sol até por volta das 20h45 pelo horário de Brasília, quando os planetas começam a se por atrás do horizonte.

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou um aplicativo de astronomia em seu celular.


Para quem usa um iPhone não precisa de um aplicativo extra: basta usar o “Bússola”, que já parte do sistema iOS. Para Android a recomendação é o aplicativo “Apenas uma bússola”, que é bem simples de usar, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital