Facebook reduz audiência de extremismo político

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 18/12/2020 22h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook confirmou que reverteu uma mudança em seu algoritmo de impulsão de canais políticos. A novidade havia implementada pouco depois das eleições presidenciais americanas. Essa alteração levantou o alcance de notícias de veículos autorizados e reduziu o de páginas de extremismo partidário.

A exibição dessas páginas tornou-se um problema logo após as eleições. Com o volume de fake news e conspirações sobre uma suposta fraude no sistema eleitoral americano, o Facebook viu um aumento de informações inconsistentes ou inverídicas em páginas como Breitbart e Occupy Democrats.

Agora, o algoritmo que controla a exibição dessas notícias foi revertido. O tráfego em páginas como CNN, New York Times e National Public Radio aumentou consideravelmente, o que levou a rede social a um senso de normalidade. Segundo o Facebook, a mudança temporária teve o objetivo de ajudar a limitar a disseminação de afirmações imprecisas sobre a eleição.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital