A Nasa quer fazer história de forma bem ambiciosa: trazer amostras de Marte para serem estudadas na Terra. Para isso, a agência espacial aprovou a “Fase A” da missão Mars Sample Return. A ideia é enviar uma equipe robótica ao planeta vermelho na segunda metade desta década para coletar amostras do solo.

A primeira parte da missão já está a caminho de Marte: o rover Perseverance tem uma broca na ponta de um braço robótico para coletar amostras de rocha e selá-las em tubos herméticos. Ele deve pousar no planeta em fevereiro de 2021.

publicidade

As próximas etapas são o desenvolvimento do Sample Retrieval Lander, que vai pousar no planeta para coletar as amostras, e do Earth Return Orbiter, que vai trazê-las até aqui. O Sample Retrieval Lander terá duas partes: o Sample Fetch Rover, um veículo que vai dirigir até o local onde estão as amostras e coletá-las, e o Mars Ascent Vehicle, um foguete que vai decolar até a órbita de Marte.

Quando chegar lá, ele vai se encontrar com o Earth Return Orbiter. É esse módulo que vai capturar as amostras do planeta vermelho e trazê-las à Terra. A expectativa é que tudo isso aconteça até o início da década de 2030.