A Microsoft está desenvolvendo um processador próprio, segundo informa a agência de notícias Bloomberg. De acordo com as fontes, que pediram anonimato devido à sua proximidade com a novidade, a ideia da empresa liderada por Satya Nadella é a de, aos poucos, abandonar a longeva parceria com a Intel e favorecer um produto de criação própria – o qual seguiria um design desenvolvido pela ARM.

A medida, caso se confirme, seria mais uma afirmação ao esforço coletivo de diversas empresas para reduzir a dependência de novos hardwares de processadores Intel: a Amazon já conta com esforços similares em sua tecnologia de computação em nuvem.

Segundo as informações oferecidas pelas fontes à Bloomberg, as ações da Intel caíram 6,3%, fechando a valoração dos seus papéis em US$ 47,46 (R$ 244,91 em conversão direta) na Bolsa de Nova York.

microsoft processador próprio intel
Os processadores Intel compõem a maior parte do mercado – tanto no âmbito corporativo como no setor de consumo -, mas empresas estão avaliando criar chipsets próprios. Imagem: dennizn/Shutterstock

Um processador próprio da Microsoft poderia ser usado pela empresa em seus data centers, mas ela também considera uma segunda opção para a linha Surface de produtos. A empresa não respondeu especificamente sobre os boatos, mas ofereceu um comunicado à reportagem.

publicidade

“Pelo fato do silicone ser uma rocha de sustentação para a tecnologia, nós continuamos a investir em nossas próprias capacidades em áreas como design, manufatura e ferramentas, ao mesmo tempo em que abraçamos e fortalecemos parcerias com uma ampla rede de fornecedores de chips”, disse Frank Shaw, porta-voz da companhia.

Nos últimos anos, a Microsoft vem promovendo, inclusive, contratações de diversas empresas do setor de chipsets, como AMD, NVidia, Qualcomm, além da própria Intel, cuja linha Xeon de servidores corporativos é aplicada à maior parte das grandes corporações tecnológicas e corresponde à fonte de renda mais lucrativa da companhia – 90% do mercado, segundo a Bloomberg.

Apple silicon processador próprio
Apple anunciou a transição de chipsets parceiros para modelo próprio – o Apple Silicon – em junho. Imagem: Apple/Reprodução

A Microsoft não é a única a perseguir essa possibilidade: a principal concorrente da empresa no ramo de computadores pessoais – a Apple – revelou o processador Apple Silicon em junho de 2020.

Embora não seja exatamente a mesma premissa mostrada pela Bloomberg, a possibilidade da Microsoft levar o desenvolvimento próprio de um processador à linha Surface pode tornar a prática em um padrão de mercado.

“A incrível demanda por computação é alavancada por novas cargas de trabalho, como inteligência artificial, está levando a maiores experimentações com silicone para a nuvem”, disse a Intel em um comunicado. “Nos construindo em décadas de inovação do ecossistema x86, nós estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes a melhor CPU e novos produtos, desde GPUs até chips de inteligência artificial. Neste mercado em expansão, nós esperamos ganhar terreno em muitos setores, como treinamento de IA, redes 5G, processamento visual e direção autônoma”.

Fonte: Bloomberg