É hoje: a maior conjunção entre Júpiter e Saturno ilumina o céu nesta segunda-feira. Conhecida como “Estrela do Natal”, em alusão à Estrela de Belém, a ocorrência é muito rara: os dois planetas estarão tão próximos quanto estiveram em 1623, a última vez que a conjunção foi vista.

Nesse evento, os planetas estarão muito brilhantes e bem próximos um do outro. Além disso, a formação fará que as estrelas ao redor deles também fiquem mais brilhantes. Ou seja, será possível acompanhar tudo a olho nu, com um binóculo ou com um telescópio amador.

publicidade

Aqui no Brasil, desde as 18h57, quando o sol se pôs, a cena está visível no céu. Os planetas aparecem a oeste e devem permanecer lá até as 20h46, quando somem no horizonte. A boa notícia é que quem não conseguir ver o fenômeno de hoje não vai precisar esperar muito tempo. A próxima “Estrela de Natal” ocorrerá em 2080 – só mais 60 anos de espera.

Muitos astrônomos esperam ansiosamente por esse evento, já que pela primeira vez na história será possível ver uma conjunção tão próxima desses dois planetas com um telescópio. A ocorrência mostra os planetas separados por apenas 0,1 grau no céu.

publicidade

Se você quiser aproveitar a oportunidade de ver o fenômeno, o Olhar Digital preparou um tutorial especial. Logo após o boletim, acesse www.olhardigital.com.br e confira!