A população da cidade de São Paulo poderá acessar a internet em redes de Wi-Fi grátis que serão implementadas em 13 terminais de ônibus integrados a estações de Metrô até o fim do primeiro trimestre de 2021.

Pelo menos é o que anunciou nesta segunda-feira (21) a concessionária destes terminais, Unitah Empreendimentos, em parceria com a operadora de telecomunicações Linktel.

publicidade

Ana Rosa, Armênia, Artur Alvim, Brás, Carrão Norte, Carrão Sul, Parada Inglesa, Patriarca, Penha, Santana, Tatuapé Norte, Tatuapé Sul e Vila Matilde são os terminais que terão conexão de 10 MB o que, de acordo com a Linktel, permite utilização de aplicativos de mensagens, redes sociais, sites e troca de e-mails.

“O passageiro poderá continuar usando o nosso sistema mesmo quando troca de transporte. Os terminais escolhidos possuem alto fluxo médio de passageiros e poderão ter acessos simultâneos de diversos usuários”, disse Jonas Trunk, presidente da Linktel, em comunicado para a imprensa.

publicidade

É importante frisar que cada usuário poderá usar o serviço durante 60 minutos por vez. O sistema tecnológico prometido é o ABGN/AC, que permite conexão de várias pessoas ao mesmo tempo. Segundo a operadora, os equipamentos serão semelhantes aos usados em aeroportos e redes de metrô no exterior como o Heathrow, em Londres, JFK, em Nova York, e o Haneda, em Tóquio.

“A oferta de internet gratuita nos terminais proporcionará uma experiência ainda mais completa às pessoas que frequentam os terminais, que poderão aproveitar seu tempo tranquilamente enquanto realizam compras ou se alimentam nas novas lojas inauguradas no local”, afirmou Luiz Fernando Ferraz Bueno, presidente da Unitah.

publicidade

A concessão dos terminais de ônibus de São Paulo prevê também investimentos em ampliação da oferta de comércio e de serviços, além de uma nova gestão na área de segurança, zeladoria e paisagismo nos locais. Nos 13 terminais passam, em média, 1,5 milhão de pessoas por dia.

A previsão de implementação do Wi-Fi grátis no terminal Tatuapé é para o fim deste mês de dezembro de 2020.

publicidade

Fonte: Unitah e Linktel