Cães-robô podem ajudar na exploração de Marte

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 22/12/2020 21h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os projetos de exploração de Marte seguem na Nasa. Agora, pesquisadores da agência apresentaram o projeto “Mars Dogs”, que usa uma versão modificada do Spot, o cão-robô da Boston Dynamics. A intenção é que a máquina ajude na exploração de Marte.

O cão-robô, chamado pelos pesquisadores de Au-Spots, tem um diferencial: ele terá a habilidade de ir aonde rodas não chegam, como túneis e cavernas. A ideia é que ele possa explorar locais até então inalcançáveis.

Comparado aos rovers tradicionais, o cão-robô é cerca de 12 vezes mais leve. Ele vai poder viajar muito mais rápido e atingir velocidades de caminhada de 5 quilômetros por hora. Além disso, inteligência artificial vai permitir que ele seja capaz de identificar objetos que podem ser de interesse científico.

Mais de 60 cientistas e engenheiros da equipe Collaborative Subterranean Autonomous Resilient Robots trabalham no projeto. Os pesquisadores já equiparam o Au-Spot com sensores para ajudá-lo a mapear e navegar de forma segura e autônoma no planeta vermelho.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital