Se você vem acompanhando de perto o noticiário – e consequentemente o aumento nos casos de Covid-19 no Brasil – provavelmente irá manter o distanciamento social nas festas de fim de ano. Isso significa passar Natal longe da família e só se encontrar via chamada de vídeo. Mas não significa que vocês não possam se divertir juntos.

Alguns aplicativos de videoconferência oferecem atividades interativas de forma nativa, enquanto outras brincadeiras podem ser adaptadas do mundo real para o virtual. A ideia é segurar as pontas nas próximas semanas e esperar a situação melhorar para pudermos nos encontrar pessoalmente outra vez.

Confira algumas sugestões de jogos e brincadeiras para fazer nas videochamadas:

Bingo

Cartela personalizável do site “My Free Bingo Cards”. Imagem: Reprodução

O site “My Free Bingo Cards” cria tabelas de bingo aleatoriamente, que podem ser baixadas pelos participantes. Se alguém quiser, pode até imprimir – mas na verdade nem precisa. A cada rodada, um dos jogadores terá que ser designado como o sorteador dos números, que podem ser tirados em papel ou gerados aleatoriamente em qualquer site.

publicidade

Heads Up

“Heads Up!”. Imagem: Warner Bros. International Enterprises/Divulgação

Esse jogo para celulares já animou muitas festas presenciais, e facilmente pode ser usado em videoconferências. Baixe o app (para Android ou iOS) e escolha uma das categorias, como comédias românticas e tipos de comida. Uma pessoa segura o telefone na testa enquanto os outros dão pistas até que a resposta certa seja encontrada. Só lembre de minimizar a imagem da sua própria câmera, pra você mesmo não ver a tela do smartphone.

Pictionary/Imagem & Ação

Função de desenho do Zoom. Imagem: Zoom/Reprodução

Um clássico eterno, que funciona perfeitamente em qualquer cenário. O Zoom tem um recurso de quadro onde você pode usar o mouse para desenhar da mesma forma que faria em uma versão física do jogo, então é só sortear as palavras-chaves e se divertir.

Stop!/Adedonha

Outro clássico, que exige poucos recursos para ser jogado: basta caneta, papel e conhecimento. Se você preferir uma versão online, que pode ser mais efetiva para inibir trapaças, a Onrizon desenvolveu um site e um app para sua versão do jogo, o “Stopots” para iOS e Android.