Lançamento do Apple Car pode ser adiado novamente; veja data

Analista afirma que planos de desenvolvimento do Apple Car estão longe de serem finalizados, mas não descarta chance de sucesso da iniciativa
Por Bruno Felix, editado por André Lucena 28/12/2020 16h11, atualizada em 14/08/2025 18h40
Carro com logomarca da Apple na tampa do tanque de combustíveis
Veículo elétrico da Apple pode estar longe de virar realidade. Crédito: withGod/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O símbolo da maçã é reconhecido mundialmente. Smartphones, tablets, smartwatches – até cartões de crédito já ganharam a cobiçada marquinha. Mas parece que quem está ansioso para pôr as mãos em um Apple Car, o suposto veículo elétrico da companhia, vai ter que esperar mais um pouco.

Uma fonte ligada à empresa reportou recentemente que o projeto de um “iCar” estava em desenvolvimento avançado, com expectativa de vendas para 2024. Porém, o analista Ming-Chi Kuo jogou um balde de água fria nos rumores ao informar que detalhes sobre o veículo ainda precisam ser finalizados e que ele pode ser lançado somente depois de 2028.

“Nós previmos anteriormente que o Apple Car seria lançado entre 2023 e 2025 […]. No entanto, uma pesquisa recente indica que o cronograma de desenvolvimento ainda não está claro. Se ele começar esse ano e tudo correr bem, o Apple Car poderá ser lançado entre 2025 e 2027, no mínimo”, diz a nota do analista.

“Devido a mudanças no mercado de veículos elétricos e autônomos e aos altos padrões de qualidade da empresa, não ficaríamos surpresos se o cronograma de lançamento for adiado para 2028, ou além”, segue o documento.

Carro da Apple pode estar longe de chegar às ruas. Crédito: Alexandr Bormotin/Unsplash

Kuo recomendou a investidores que evitem apostar em ações relacionadas ao projeto, ao menos por enquanto. Apesar disso, ele não descarta a chance de sucesso do Apple Car, ressaltando, contudo, que a empresa não está no pelotão de frente quando o assunto é deep learning ou inteligência artificial.

“A Apple não conseguiu entrar no mercado de smart speakers. A demanda pelo HomePod e pelo HomePod Mini foram mais baixas do que o esperado e o desenvolvimento de novos modelos foi temporariamente suspenso. A competição no mercado de veículos elétricos e autônomos é ainda mais acirrada, então é perigoso presumir que o Apple Car vai ter sucesso”, avaliou.

“Se a Apple quer ter sucesso no futuro, o fator principal é big data/IA, não hardware. Uma de nossas principais preocupações é que quando o Apple Car for lançado, as marcas que já fabricam carros autônomos terão acumulado anos de experiência. Como a Apple, uma retardatária, vai superar essa lacuna?”, ponderou Kuo.

Bateria inovadora

Se a data de lançamento segue sendo um mistério, rumores sobre detalhes e especificidades do Apple Car começam a aparecer. De acordo com informações apuradas pela Reuters, o veículo seria equipado com uma bateria com design “monocelular”, o que permitiria otimizar o espaço interno, eliminando compartimentos e módulos, resultando em mais quilômetros por carga.

No entanto, a ideia parece ser impraticável, ao menos para Elon Musk, CEO da Tesla, uma das líderes no desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. No Twitter, ao interagir com um usuário sobre o assunto, o visionário empreendedor alegou que baterias monocelulares são “eletroquimicamente impossíveis”.

Via MacRumors

Redator(a)

Bruno Felix é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.