O símbolo da maçã é reconhecido mundialmente. Smartphones, tablets, smartwatches – até cartões de crédito já ganharam a cobiçada marquinha. Mas parece que quem está ansioso para pôr as mãos em um Apple Car, o suposto veículo elétrico da companhia, vai ter que esperar mais um pouco.

Uma fonte ligada à empresa reportou recentemente que o projeto de um “iCar” estava em desenvolvimento avançado, com expectativa de vendas para 2024. Porém, o analista Ming-Chi Kuo jogou um balde de água fria nos rumores ao informar que detalhes sobre o veículo ainda precisam ser finalizados e que ele pode ser lançado somente depois de 2028.

“Nós previmos anteriormente que o Apple Car seria lançado entre 2023 e 2025 […]. No entanto, uma pesquisa recente indica que o cronograma de desenvolvimento ainda não está claro. Se ele começar esse ano e tudo correr bem, o Apple Car poderá ser lançado entre 2025 e 2027, no mínimo”, diz a nota do analista.

“Devido a mudanças no mercado de veículos elétricos e autônomos e aos altos padrões de qualidade da empresa, não ficaríamos surpresos se o cronograma de lançamento for adiado para 2028, ou além”, segue o documento.

publicidade
Carro da Apple pode estar longe de chegar às ruas. Crédito: Alexandr Bormotin/Unsplash

Kuo recomendou a investidores que evitem apostar em ações relacionadas ao projeto, ao menos por enquanto. Apesar disso, ele não descarta a chance de sucesso do Apple Car, ressaltando, contudo, que a empresa não está no pelotão de frente quando o assunto é deep learning ou inteligência artificial.

“A Apple não conseguiu entrar no mercado de smart speakers. A demanda pelo HomePod e pelo HomePod Mini foram mais baixas do que o esperado e o desenvolvimento de novos modelos foi temporariamente suspenso. A competição no mercado de veículos elétricos e autônomos é ainda mais acirrada, então é perigoso presumir que o Apple Car vai ter sucesso”, avaliou.

“Se a Apple quer ter sucesso no futuro, o fator principal é big data/IA, não hardware. Uma de nossas principais preocupações é que quando o Apple Car for lançado, as marcas que já fabricam carros autônomos terão acumulado anos de experiência. Como a Apple, uma retardatária, vai superar essa lacuna?”, ponderou Kuo.

Bateria inovadora

Se a data de lançamento segue sendo um mistério, rumores sobre detalhes e especificidades do Apple Car começam a aparecer. De acordo com informações apuradas pela Reuters, o veículo seria equipado com uma bateria com design “monocelular”, o que permitiria otimizar o espaço interno, eliminando compartimentos e módulos, resultando em mais quilômetros por carga.

No entanto, a ideia parece ser impraticável, ao menos para Elon Musk, CEO da Tesla, uma das líderes no desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. No Twitter, ao interagir com um usuário sobre o assunto, o visionário empreendedor alegou que baterias monocelulares são “eletroquimicamente impossíveis”.

Via MacRumors