WhatsApp bate recorde de chamadas no Réveillon

Por Gabriel Sérvio, editado por Flávio Pinto 05/01/2021 10h56, atualizada em 05/01/2021 11h20
Whatsapp rodando no iPhone 5S
Imagem: hocus-focus/iStock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O WhatsApp bateu recorde de lives e chamadas de vídeo na última quinta-feira (31), de acordo com anúncio feito pelo Facebook. No total, foram mais de 1,4 bilhão de interações entre os usuários, um aumento de 50% se comparado com a virada de 2019 para 2020.

Em um período marcado pelo isolamento social, o uso da tecnologia para se manter conectado com os amigos e a família foi um fator relevante para conseguir atingir essa marca.

Messenger e lives em alta

WhatsApp rodando no iPhone
Além do WhatsApp, outros aplicativos do Facebook também foram destaque na virada do ano. Imagem: rodrigobark/iStock

O Messenger, outro aplicativo de mensagens do Facebook, também foi uma alternativa muito utilizada pelos usuários neste fim de ano. Diferente do WhatsApp, o Facebook se limitou a destacar que o número de videochamadas no Messenger “dobrou na região de Nova York”.

O período de isolamento social também ficou marcado pelas lives. Os números da companhia mostram que o Facebook e Instagram somados, corresponderam por 55 milhões de transmissões ao vivo neste Réveillon.

Servidores mais eficientes

Para evitar lentidão e travamentos em um período de pico de utilização das redes sociais, Caitlin Banford, gerente técnica do Facebook, revelou que a empresa promoveu uma série de melhorias internas no decorrer de 2020.

Segundo Banford, as festas de fim de ano em conjunto com a pandemia foram fatores responsáveis pelo tráfego acima do normal no fim de 2020: “A véspera de ano novo foi muito diferente, tínhamos equipes de engenharia em todos os aplicativos do Facebook.”

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital