O aplicativo Google Camera 8.1 chegou recentemente de forma oficial para alguns celulares da linha Pixel e, como de costume, tem chamado a sua atenção pelos recursos e qualidade das imagens obtidas com ele. Já quem não tem um aparelho que venha por padrão com o aplicativo do Google precisa recorrer a versões modificadas para instalar o Gcam em outros celulares com o sistema Android.

A boa notícia da vez é que alguns desenvolvedores que trabalham com este aplicativo liberaram recentemente uma modificação do Gcam 8.1 chamada de “PX Mod”. A seguir, veja como instalar o Google Camera 8.1 PX Mod no Android.

Importante

Por se tratar de um APK modificado e genérico (não é para um aparelho específico), o aplicativo abaixo pode apresentar incompatibilidade com alguns celulares. De forma geral, para que o app funcione corretamente, você precisará de um celular com o Android 10 ou superior e com o suporte ao módulo “Camera 2 API”, o que pode ser verificado com a ajuda deste aplicativo.

Caso esta versão do Google Camera não funcione, confira este outro tutorial do Olhar Digital, que ensina a encontrar a versão específica do Gcam para seu aparelho.

publicidade

Além dos detalhes mencionados acima, vale lembrar que esta versão do Gcam é incompatível com a maioria dos celulares com o processador Snapdragon 845 e Exynos, este último mais visto em aparelhos da Samsung. Para saber mais detalhes desta versão modificada do Google Camera, você pode acompanhar este tópico oficial de seus desenvolvedores no fórum XDA-Developers.

O procedimento descrito abaixo foi testado em um Xiaomi Mi 9 com o Android 10. O Olhar Digital não encontrou nenhum problema no funcionamento durante os testes do programa.

Quais as novidades do GCam 8.1

Apesar de contar com boas novidades, esta versão do Google Camera não traz modos novos, mas melhora a qualidade das fotos tiradas com algumas funções que agora podem ser mais controladas pelo usuário. São elas:

  • Opção Color Transform” para corrigir a saturação de fotos;
  • Opção para desabilitar o “rastreio de foco”;
  • Opção para desabilitar “fotos em movimento”;
  • Opção para desabilitar o “Synthetic Fill Flash”;
  • Opção para desabilitar o modo noturno automático ao tirar fotos;
  • Função “OPmodes” corrige o EIS;
  • Adicionados botões para habilitar ou desabilitar o menu AWB;
  • Desabilitado o recurso “Sabre” em censores sem suporte para ele.

Como instalar o GCam 8.1 no Android

O processo para instalar o Google Camera 8.1 no Android é bem simples e requer apenas algumas permissões básicas para funcionar corretamente. Confira:

1. Acesse este link no navegador de sua preferência, que faz parte do repositório do Celso Azevedo com diversas versões do Google Camera;

2. Toque em “PXv8.1_GCam-v1.0.apk” e aguarde que o seu download seja realizado;

Como instalar o GCam 8.1 no Android - Passo 1

3. Abra o arquivo baixado e toque em instalar. Caso você nunca tenha instalado um APK em seu celular, neste momento, o Android solicitará algumas permissões extras;

Como instalar o GCam 8.1 no Android - Passo 2

4. Após ter instalado a versão modificada do Google Camera, abra-a e conceda as permissões necessárias para o seu funcionamento.

Como instalar o GCam 8.1 no Android - Passo 3

Pronto! A partir desse momento, você já pode começar a tirar fotos usando o Google Camera 8.1 e seus recursos.