O Centro de Controle de Contingência do Coronavírus alterou algumas regras do Plano SP, usado pelo governo do estado para avaliar os riscos associados à pandemia de Covid-19 e as medidas de combate que devem ser tomadas, como restrição de atividades econômicas, da circulação de pessoas ou fechamento de escolas. Com isso, foram alteradas as regras que definem quando cidades deixam a fase laranja para a amarela ou verde.

De acordo com o plano o estado é dividido em dezessete regiões, e os riscos associados à pandemia são representados por cores: a fase mais restritiva é a vermelha (1), onde apenas os serviços essenciais podem funcionar.

Na laranja (fase 2) está permitido o funcionamento de concessionárias, atividades imobiliárias, escritórios, comércio varejista e shoppings, desde que sigam algumas restrições e protocolos de segurança, como limitação no número de pessoas em circulação.

A fase amarela (3) permite a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza e flexibiliza as restrições para imobiliárias e escritórios. A verde (fase 4) autoriza a abertura de academias, e a azul (5) significa liberação total de todas as atividades.

publicidade
Novas regras para atividades nas fases laranja e amarela do Plano SP. Imagem: Reprodução

Regras para passar da fase laranja

A fase em que uma região está é definida de acordo com critérios como taxas de transmissão, tendências no número de casos e ocupação de leitos. Com as mudanças feitas pelo governo do estado, ficou mais difícil para uma região progredir da fase laranja para a amarela. Antes era necessário ter uma taxa de ocupação de leitos abaixo de 75%, mas agora ela deve ser menor que 70%.

A mudança para a fase verde também ficou mais difícil: antes era necessário atingir a marca de no máximo 40 internações e cinco óbitos a cada 100 mil habitantes no intervalo de duas semanas. Agora, o limite é de 30 internações e três óbitos a cada 100 mil habitantes, no mesmo período.

Em contrapartida, as restrições da fase laranja foram afrouxadas: parques estaduais poderão ficar abertos e eventos com público sentado e entrada controlada, como cinemas, estão liberados.

Estabelecimentos comerciais poderão funcionar com 40% da capacidade, por até oito horas por dia, mas o atendimento presencial deve ser encerrado às 20h. Bares não poderão fazer atendimento presencial.

De acordo com a nova classificação as regiões de Marília, Socorro e Registro regridem da fase amarela para a laranja. Já Presidente Prudente, que desde o dia 22 de dezembro estava na fase vermelha, retorna para a laranja.

Fonte: Folha de S. Paulo