Quem nunca experimentou (ou teve vontade de experimentar) uma daquelas cadeiras de massagem de shopping ou aeroporto, que atire a primeira pedra. E que tal uma que, além da massagem, vem com um sistema de som integrado, controle por voz, inteligência artificial e sistema de controle de temperatura? Quanto você pagaria?

Custando US$ 6 mil (R$ 31,8 mil pela cotação atual), o modelo Quantum pode ser seu. Lançada pela Bodyfriend, a cadeira venceu o Innovation Award da CES 2021 na categoria Smart Home. “A Quantum tem o melhor desempenho como cadeira de massagem para satisfazer os cinco sentidos do usuário”, descreve o texto da premiação.

Com lançamento marcado para abril, a cadeira conta com um modo de “gravidade zero”, que faz com que o usuário sinta que está flutuando ao sentar-se e relaxar. Para nem precisar se mover na hora de alterar um ajuste, a Quantum possui uma inteligência artificial comandada por voz que atende aos pedidos do usuário.

Sistema de som da Quantum foi criado em parceria com a Bang & Olufsen. Imagem: Bodyfriend/Divulgação

Quando o comando de voz é transmitido para o servidor, a inteligência artificial aprende a intenção do pedido e fornece ao usuário a função ideal. “A IA baseada na nuvem é o que realmente alimenta a cadeira de massagem”, explica Changjoo Kim, CEO da Bodyfriend North America.

publicidade

O sistema também utiliza estatísticas empíricas e big data para fornecer ao usuário dicas de bem-estar. “Os clientes ainda podem usar a tela touchscreen de 10,1 polegadas conectada ao suporte rotativo para exibir informações, incluindo seus dados de saúde”, completa. Os dados, assim como as dicas e funções da cadeira, vêm de um centro de pesquisa médica da Bodyfriend em Seoul, na Coreia do Sul.

Os assentos podem fornecer ar quente ou frio, como em um carro, para a temperatura ideal de relaxamento. Uma fonte de alimentação ininterrupta garante energia para a Quantum mesmo em caso de interrupção repentina do fornecimento de energia.