Primeiro voo espacial da Virgin Orbit deve acontecer neste domingo

Por Igor Shimabukuro, editado por Daniel Junqueira 14/01/2021 12h19, atualizada em 14/01/2021 13h00
Foguete LauncherOne
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Virgin Orbit finalmente definiu uma data para enviar o seu foguete LauncherOne para o espaço: 17 de janeiro. Após falhar em sua primeira tentativa — ocorrida em maio de 2020 — e sofrer atrasos por conta da pandemia do coronavírus, a companhia deverá concluir neste domingo o seu primeiro voo espacial.

O lançamento está marcado para entre 15h e 19h (horário de Brasília). Caso tudo ocorrer conforme o planejado, o avião porta-aviões da Virgin Orbit, Cosmic Girl, decolará do Porto Aéreo e Espacial de Mojave, na Califórnia, com o LauncherOne sob uma asa.

Quando o Cosmic Girl atingir uma altitude de 10 mil e 700 metros, o LauncherOne vai se descolar do porta-aviões e seguir seu próprio caminho para a órbita, impulsionado pelo seu próprio motor.

LauncherOne na asa do Cosmic Girl, da Virgin Orbit
LauncherOne será carregado na asa do Cosmic Girl. Foto: Virgin Orbit/Divulgação

“Nossa análise de preparação para o lançamento está completa, nosso hardware parece ótimo e os clientes estão prontos. Estamos dando continuidade às últimas ações identificadas em nosso LRR. Nosso lançamento agora está marcado para domingo, 17 de janeiro, com janelas adicionais em janeiro, se necessário”, disse a Virgin Orbit em seu perfil oficial do Twitter.

https://twitter.com/Virgin_Orbit/status/1349027906991792130

Todo o andamento da missão poderá ser acompanhado no feed de tuítes da Virgin Orbit.

Agora vai?

Em maio de 2020, a Virgin Orbit falhou na sua primeira tentativa de levar o LauncherOne para o espaço.

Cosmic Girl com o LauncherOne, da Virgin Orbit
Na tentativa de 2020, LauncherOne chegou a ligar o motor principal, mas teve complicações e acabou caindo no oceano. Foto: Virgin Orbit/Divulgação

Na ocasião, o foguete, levado pelo Cosmic Girl, conseguiu se descolar e ligar o motor, mas rapidamente apresentou problemas em sua primeira fase de voo e caiu no Oceano Pacífico.

O Launch Demo 2 — segunda tentativa de entrar em órbita com seu foguete LauncherOne — então foi anunciado para dezembro do mesmo ano, contudo, complicações decorrentes da pandemia do coronavírus adiaram o lançamento para o dia 10 de janeiro de 2021.

Na semana passada, a empresa anunciou que a data havia sido definida para a última quarta-feira (13), mas a missão nem ao menos foi iniciada.

A Virgin Orbit parece animada para colocar o LauncherOne em órbita neste domingo (17), no entanto, o anúncio prévio de datas adicionais e o histórico de adiamentos trazem incertezas para a concretização da missão. Será que agora vai?

Via: Space

Redator(a)

Igor Shimabukuro é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.