O Edge se tornou uma alternativa atrativa para quem busca mais privacidade, já que oferece opções para o bloqueio de rastreadores. Agora, a Microsoft disponibiliza também a função de sempre usar a prevenção de rastreamento “Estrita” no modo InPrivate – que é a sua a navegação anônima.

A modalidade de navegação “anônima” pode ter nomes diferentes dependendo do navegador. Em geral, possui a mesma função: prevenir que sejam armazenados dados de navegação, como histórico de busca e formulários, por exemplo. Contudo, suas informações ainda podem ser rastreadas pelos websites visitados.

publicidade

Entretanto, o Edge oferece três modos para prevenir o rastreamento ao visitar websites: “Básico”, “Equilibrado” e “Estrito”. O rastreamento das informações de navegação pode ser utilizado pelos sites para melhorar a experiência de uso, mas também para mostrar conteúdos e anúncios personalizados. Alguns rastreadores podem, inclusive, enviar as informações para sites que você não acessou, “reduzindo” a privacidade do usuário.

O modo “Básico” bloqueia a maioria dos rastreadores que podem ser prejudiciais. Enquanto o “Equilibrado”, que é o recomendado pela Microsoft, bloqueia a maioria dos rastreadores de forma geral. O conteúdo também será menos personalizado.

publicidade

Já o modo “Estrito” do Edge bloqueia quase todos os rastreadores, mas pode trazer alguns problemas de navegação. Além disso, conteúdos e anúncios não serão personalizados.

As opções de restrição de rastreamento podem ser acessadas da seguinte forma:

publicidade

1 – Clique nos três pontos do lado direito do navegador. No menu, clique em “Configurações”;

Captura de tela do navegador Edge mostra a localização da função Configurações

2 – Aqui, clique em “Privacidade, pesquisa e serviços”;

publicidade

3 – Nessa tela já é possível ativar o modo “Estrito” na navegação InPrivate ao selecionar “Sempre usar a prevenção de rastreamento ‘Estrita’ durante o modo de navegação InPrivate”.

Também ensinamos, a seguir, uma outra forma rápida para ativar a função.

Captura de tela do Edge mostra funções de Privacidade e segurança do navegador

Modo Estrito ao iniciar navegação anônima no Edge

1 – Ao abrir o navegador, clique nos três pontos no canto direito. Neste menu, clique em “Nova janela InPrivate”;

2- Uma nova janela InPrivate também pode ser aberta digitando o atalho Ctrl+Shift+N;

Captura de tela no navegador Edge mostra como acessar janela anônima

3 – Dentro da janela anônima, você deve selecionar “Sempre usar a prevenção de rastreamento Estrita durante o modo de navegação InPrivate”.

Captura de tela do Edge mostra como ativar modo Estrito na navegação anônima