A Amazon está de olho em um dos principais torneios de futebol do mundo, para aumentar sua oferta de conteúdo esportivo. A empresa estaria negociando os direitos de transmissão da Serie A do campeonato de futebol italiano.

A ideia é exibir na plataforma de streaming Prime Video os jogos da liga para a própria Itália. A empresa já detém os direitos exclusivos para exibir os principais jogos da Liga dos Campeões da Europa no país para as temporadas 2021-2024.

publicidade

A Serie A abriu negociações a venda de direitos de transmissão para a TV paga no mercado doméstico para os próximos três anos. Seu objetivo é arrecadar pelo menos 1,15 bilhão de euros (R$ 6,97 bilhões pela cotação atual) por temporada. O prazo para apresentação das propostas é 26 de janeiro.

Cristiano Ronaldo é um dos astros da Serie A italiana
Cristiano Ronaldo é um dos astros da Serie A italiana. Imagem: sbonsi/Shutterstock

Com atletas como Cristiano Ronaldo, Romelu Lukaku e Zlatan Ibrahimovic jogando em suas equipes, a Serie A atingiu seu pico de faturamento na temporada 2018/2019, com US$ 2,5 bilhões – com 60% desse valor vindo dos direitos de transmissão. A pandemia de Covid-19, porém, interrompeu os jogos, tirou as torcidas dos estádios e impactou severamente o torneio.

O valor de mercado da liga, que era de 5,51 bilhões de euros até março do ano passado, caiu para 4,48 bilhões de euros no mês seguinte – e só se recuperou para cerca de 5,05 bilhões de euros em setembro, com o início da temporada 2020-2021. O torneio criou sua própria unidade de mídia para administrar as transmissões, que teve 10% de sua participação comprada pela a CVC Capital Partners e pela Advent International por 1,7 bilhão de euros.

A Amazon, por outro lado, tem expandido a programação esportiva. Já transmite partidas selecionadas da Premier League do Reino Unido, o torneio de futebol mais visto do mundo, e negocia nos EUA direitos dos jogos da NFL.

Via: Reuters/Bloomberg/Forbes/Statista