Uma das funções únicas do Telegram é a criação de canais. Eles podem ser públicos ou privados, sobre qualquer assunto, e atingir uma audiência ilimitada. Diversos órgãos oficiais utilizam os canais do Telegram para passar informações para a população. É o caso do governo de São Paulo, por exemplo.

Grande concorrente do WhatsApp, o Telegram vem crescendo a cada dia. A possibilidade de atingir grandes públicos é um ponto forte do app. Assim, saber utilizar essa função é importante, principalmente se você trabalha com o público.

publicidade

A seguir, aprenda a criar um canal no Telegram.

Como criar canais no Telegram

1. Primeiramente, abra o aplicativo. Se você ainda não tiver, pode encontrá-lo na App Store e na Play Store. Faça o download e crie uma conta.

publicidade

2. Em seguida, na tela inicial do app, clique no ícone de lápis, no canto inferior direito.

3. Isso abrirá uma janela com sua lista de contatos e algumas opções na parte superior da tela. Selecione “Novo Canal”.

publicidade

4. Escolha um nome, foto de capa e, se quiser, escreva uma pequena descrição sobre seu canal. Em seguida, confirme, utilizando o botão no canto superior direito.

5. Feito isso, escolha se o canal será privado ou público. Canais privados só podem ser acessados por meio do link de convite, enquanto os canais públicos são encontrados na busca e qualquer usuário pode entrar.

publicidade

6. Defina um link permanente para seu canal. Este será o link usado para acessá-lo, caso seja privado. Confirme novamente.

7. Na sequência, o Telegram exibe a lista de contatos para sejam adicionados ao seu canal. Usuários em um canal são chamados de “Inscritos”. Escolha quem quiser e prossiga.

8. Seu canal está criado. No topo da tela, você pode ver a quantidade de inscritos.

Mensagens enviadas nos canais do Telegram exibem uma marcação de visualização. Para saber quantas pessoas viram sua mensagem, basta olhar o número ao lado do horário de envio.

Pronto! Agora você já sabe como criar um canal no Telegram.