O ProtonMail, um serviço de e-mail criptografado baseado na Suíça com clientes para a Web, Android e iOS, agora ganhou um recurso bastante útil: a capacidade de cancelar o envio de um e-mail.

Quem nunca enviou um e-mail e só percebeu um erro gritante meio segundo depois de clicar em “Enviar”? Com a novidade, você pode evitar o embaraço de ter que mandar um e-mail na sequência, dizendo “desculpe, o que eu quis dizer foi…” ou “esqueci o anexo, agora vai”.

Os usuários podem escolher durante qual período de tempo podem cancelar o envio de um e-mail: zero (recurso desativado), cinco, dez ou vinte segundos. Após clicar em enviar, um banner aparecerá no topo da tela pelo período indicado dizendo “Message Sent” (Mensagem Enviada) com a opção “Undo” (Desfazer) ao lado.

O recurso já está presente na versão beta do cliente Web do ProtonMail, e pode ser ativado em Settings / General / Messages / Undo send. Em breve ele estará disponível também nos clientes para Android e iOS.

publicidade
Você pode escolher por quanto tempo poderá cancelar o envio de uma mensagem. Imagem: Techdows / Reprodução

Também no GMail e Outlook

Vale lembrar que a opção de desfazer o envio de uma mensagem já existe há algum tempo em outros clientes, como o GMail e Outlook. No caso do GMail, ela está disponível na versão Web desde 2016 e no Android desde 2018.

Na versão Web do GMail a opção fica em Configurações / Geral / Cancelar envio. Você pode optar por um período de 5, 10, 20 ou 30 segundos. No Android a opção para desfazer o envio aparece no rodapé da tela sempre que você envia uma mensagem.

O recurso também está presente no Outlook web, em Configurações / E-mail /Redigir e Responder / Desfazer envio. Você pode escolher entre 5 ou 10 segundos.

Fonte: TechDows