E quanto aos drones? Opa! Claro que não faltaram inovações! A Sony apresentou o Airpeak, um equipamento de uso profissional com quatro hélices e que é voltado para a indústria do cinema e do audiovisual. O equipamento pode carregar uma câmera profissional e as imagens captadas não sofrerão danos de estabilidade. As vendas do dispositivo devem começar ainda no primeiro semestre de 2021, mas a data oficial e o preço não foram divulgados.

Quanto aos games, a Sony anunciou datas de lançamentos neste ano dos seguintes jogos do PlayStation 5: Ratchet and Clank: Rift Apart, Horizon: Forbidden West, Kena: Bridge of Spirits, Little Devil Inside, Solar Ash, Stray e Ghostwire Tokyo.

Roteadores também não fizeram feio durante a CES 2021. As empresas aproveitaram o evento para levar a tecnologia do Wi-Fi adiante, trazendo para o mercado a primeira leva de aparelhos preparados para o Wi-Fi 6E, que traz uma frequência nova para o padrão após vinte anos e um espectro muito mais amplo, reduzindo drasticamente o risco de interferência, produzindo menos perda de dados e contribuindo para conexões de melhor qualidade.

A TP-Link demonstrou o Archer AX96 and Archer AX206, ambos com Wi-Fi 6E, sendo que o primeiro alcança velocidades máximas de 7.800 Mbps, enquanto o segundo rompe a marca dos 10 Gbps. A companhia também revelou novos roteadores mesh, que permitem ampliar a cobertura de Wi-Fi de uma casa criando uma rede de equipamentos interconectados: o Deco X96 e o Deco X76 Plus. O problema destes aparelhos é que eles usam a frequência de 6 GHz para se comunicarem entre si, então se o usuário tiver um celular ou qualquer outro aparelho compatível com Wi-Fi 6E, não poderá aproveitar o benefício da tecnologia e precisará conectá-lo às frequências antigas.

publicidade

Já a Netgear revelou o Nighthawk RAXE500, um outro roteador de alto desempenho que é o primeiro da linha a utilizar o Wi-Fi 6E. Com suas três frequências, ele será capaz de sustentar velocidades máximas de até 10,8 Gbps, com o preço sugerido de 600 dólares.

A CES também mostrou soluções para quem se exercita em casa. O Wondercise, por exemplo, vai muito além das smart bands comuns: é um sistema multiponto, com sensores que são vestidos em pernas e braços. Todos eles trabalham em conjunto para fornecer resultados mais precisos em tempo real e compará-los com os que movimentos feitos pelo instrutor que aparece na tela do celular ou da smart TV.

E o sistema ainda mostra, em forma de pontos, o quão bem o usuário está seguindo as indicações. Assim, é possível saber imediatamente o que é preciso ajustar. Além disso, os sensores acompanham os batimentos cardíacos e a queima calórica. A empresa diz que a bateria dura até sete dias com uma carga.

O Wondercise inclui acesso ilimitado a mais de 300 aulas de diferentes modalidades, como hip hop, tai chi chuan, ioga e outras. O dispositivo deve chegar ao mercado no fim do primeiro trimestre deste ano e o preço ainda não foi divulgado. Já o acesso à plataforma vai custar 35,99 dólares (cerca de 190 reais) anuais ou 4,99 dólares (algo como 26 reais) por mês.

Além dos sensores em braços e pernas, que tal ter alguns dentro dos sapatos? É isso que as Walk Active Smart Insoles, da Digitsole, prometem. Elas são capazes de contar a quantidade de passos dada, bem como a velocidade do movimento e as calorias queimadas durante a prática de exercícios.

E se você esquece de beber água, seus problemas acabaram! A HidrateSpark STEEL é uma garrafa d’água que acompanha o estilo de vida do usuário e avisa quando é hora de beber água novamente, ao mesmo tempo em que monitora a quantidade já bebida. A garrafa é feita de inox, insulada a vácuo e mantém a água fria por até 24 horas.

E para relaxar depois dos exercícios a Bodyfriend lançou a cadeira de massagem Quantum, que vem com um sistema de som integrado, controle por voz, inteligência artificial e sistema de controle de temperatura. O modelo venceu o Innovation Award da CES 2021 na categoria Smart Home e custa 6 mil dólares, cerca de 31 mil reais.