Google bane apps maliciosos que afetaram mais de 10 milhões de usuários

Por Acsa Gomes, editado por Elias Silva 18/01/2021 21h32
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google removeu 164 aplicativos da Google Play por exibirem anúncios maliciosos em dispositivos Android.

Os apps, descobertos por pesquisadores da organização White Ops, afetaram mais de 10 milhões de usuários com os chamados banners fora de contexto.

O termo descreve publicidades que são exibidas em janelas pop-up ou que ocupam a tela inteira do smartphone mesmo quando o aplicativo não está em uso.

O Google proibiu a prática em 2020 por entender que os usuários ficavam impossibilitados de determinar de onde os anúncios foram originados, o que abriria uma brecha para spams silenciosos no Android.

Na ocasião, 600 aplicativos foram banidos da Google Play e também das plataformas de monetização de publicidade Google AdMob e Google Ad Manager. No entanto, desenvolvedores continuaram inserindo a tecnologia em suas criações.

Os pesquisadores da White Ops descobriram novas ocorrências em junho e em outubro de 2020. Na primeira, foram removidos 38 aplicativos, e 240 na segunda vez.

Apesar de terem sido removidos completamente da loja de aplicativos e desativados remotamente nos dispositivos afetados, os aplicativos ainda precisam ser desinstalados pelos usuários em seus smartphones.

A lista completa com o nome dos apps banidos da Google Play foi divulgada no relatório da White Ops. O link está no nosso site: olhardigital.com.br.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital