GM, Cruise e Microsoft se juntam no segmento de carros autônomos

Por Roseli Andrion, editado por Daniel Junqueira 19/01/2021 19h55, atualizada em 19/01/2021 20h00
Veículo autônomo da Cruise
Veículo autônomo da Cruise, subsidiária da GM (Imagem: Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um mundo mais seguro, limpo e acessível. Esse é o motivo para a Cruise e a GM para se unirem à Microsoft em uma estratégia de investimento em carros autônomos. As empresas pretendem unir suas expertises em engenharia de software e hardware, recursos de computação em nuvem, conhecimento de manufatura e ecossistema de parceiros.

A Microsoft se junta à GM, à Honda e a outros investidores institucionais em um novo investimento de capital combinado na Cruise. O total vai ultrapassar os US$ 2 bilhões, o que deve elevar a avaliação de mercado da montadora para US$ 30 bilhões.

Dan Ammann, CEO da Cruise, avalia que a Microsoft será um multiplicador de força na comercialização da frota de carros autônomos, totalmente elétricos e compartilhados, da montadora. “Nossa missão de oferecer transporte mais seguro, melhor e mais acessível para todos não é apenas uma corrida tecnológica – é também uma corrida pela confiança.”

Transformação digital

A Cruise vai usar a Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, nesse processo. “Os avanços na tecnologia digital estão redefinindo todos os aspectos do nosso trabalho e da nossa vida, incluindo a maneira como movimentamos pessoas e bens”, diz Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Aplicaremos o poder do Azure para ajudar a Cruise e a GM a popularizar o transporte autônomo.”

Para Mary Barra, CEO da GM, o objetivo é garantir um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. A marca quer lançar 30 novos veículos elétricos globalmente até 2025. “Além disso, vamos criar novos negócios e serviços para impulsionar esse crescimento.”

Paralelamente, a GM quer acelerar suas iniciativas de digitalização para melhorar a colaboração e o armazenamento, bem como utilizar recursos de inteligência artificial e machine learning. A ideia é que isso ajude a otimizar as operações nas cadeias de suprimentos digitais, promova a produtividade e permita oferecer serviços aos clientes com mais rapidez.

Redator(a)

Roseli Andrion é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.