Orbitando cerca de 420 km acima de nós, a Estação Espacial Internacional é o local de pesquisas que podem nos ajudar a explorar outros mundos ou mesmo melhorar nossas condições de vida aqui na Terra.

Com mais de 100 metros de largura e mais de 70 metros de comprimento, a ISS também é bastante visível aqui da Terra. E você não precisa de um telescópio poderoso para fotografá-la do seu quintal: basta olhar para o local certo, no momento exato, e você poderá vê-la a olho nu como uma “estrela” brilhante cortando rapidamente o céu.

publicidade

Para saber quando a Estação Espacial Internacional estará visível na sua região, a Nasa tem um site chamado “Spot the Station”, algo como “Encontre a Estação”. A ferramenta mostra a data, horário, duração e coordenada da próxima oportunidade de visualização.

Mas, para acompanhar a ISS, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais.

publicidade

Uma das opções é lembrar de uma frase que você deve ter aprendido na escola: “o Sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Desta forma, você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda, e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android, a recomendação é o “Apenas uma bússola”, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

publicidade

Outra possibilidade é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS para identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.